quinta-feira, 31 de julho de 2014

Crossfit, modismo ou solução?
Todas as informações sobre o Crossfit, um método de treinamento funcional que une força e condicionamento físico.
No mundo do fitness, volta e meio surgem novidades, tendências, principalmente vindas do exterior. Agora imagine se essa tendência fosse baseada no treinamento dos fuzileiros navais americanos e da SWAT, tidos por muitos como um dos grupos militares mais bem treinados do mundo. Pois bem, esse método é garantia de sucesso, não é? Estamos falando do crossfit, um treino que a cada dia ganha mais espaço, devido aos resultados por ele apresentados. Mas antes de mais nada temos de analisar o que ele faz e para quem é indicada. Como diria o grande treinador Éder Lima, não existe exercício errado, existe pessoa errada para tal exercício.
O que é Crossfit
Segundo o site Croosfit Brasil, um dos principais referências da modalidade no Brasil, o croosfit é definido como:
“um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral, que busca proporcionar a mais ampla adaptação fisiológica possível, para qualquer pessoa, independente de sua idade ou nível de condicionamento físico, gerando dessa forma uma maior otimização de todas as capacidades físicas da pessoa, como: força, resistência cardio-respiratória, resistência muscular, flexibilidade, velocidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio".
O croosfit busca sempre não causar especialização, ou como diriam os treinadores da modalidade “nossa especialização é em não sermos especializados”.
Os treinos de crossfit não tem sempre a mesma sequência, e de uma maneira bastante intensa, eles buscam a adaptação através de um treinamento geral. Os exercícios buscam sempre trabalhar grandes grupos musculares e em diversos casos tem mais de uma qualidade física envolvida.
Para hipertrofia e emagrecimento, o Crossfit funciona?
Este é um dos principais pontos. Depende de seus objetivos, mas sim, o crossfit funciona para o que ele se propõe. Pessoas que queiram melhorar seu condicionamento geral, emagrecer, aumentar a massa magra, tem excelentes benefícios com o treinamento do crossfit. Justamente por ser muito amplo e não buscar apenas um objetivo em específico, ele é viável para pessoas que busquem desenvolver seu corpo nas mais diversas esferas. Já se você busca volume muscular elevado, oriundo da hipertrofia, por exemplo, o crossfit não será tão eficaz quanto a musculação, por exemplo. Existem sim ganhos de massa muscular, mas por seu caráter generalista, este não é o principal objetivo. Assim sendo, o crossfit é indicado para quem busca uma forma física geral e não específica em determinada qualidade física.
Como funciona uma aula de crossfit?
Os princípios de qualquer aula de crossfit são os seguintes:
- Alta intensidade: as atividades tem uma intensidade elevada e pode ser muito exaustiva. São diversas sequências de saltos, flexões de braço e outros movimentos que são realizados de forma explosiva.
- intervalos curtos: como o objetivo é manter a intensidade elevada, as pausas entre os exercícios são mais curtas, para que se mantenha o exercício em altos índices de solicitação energética e muscular.
- Treinos de curta duração: o crossfit originalmente consistia numa sequência que levava aproximadamente 20 minutos. Diversos estudos defendem que as sessões de exercício tem de serem curtas, para que se possa aumentar a liberação do GH e da testosterona e minimizar a produção de cortisol.
Quem deve praticar o Crossfit?
Esta prática, se bem orientada, pode ser feita por praticamente todas as pessoas, observando a capacidade e a intensidade indicada para cada um. Pessoas com problemas articulares ou musculares precisaram de certas adaptações, já que os exercícios são bem globais e fica mais fácil lesionar algum ponto enfraquecido. Mas de forma geral, ele pode ser praticado por um grande grupo de pessoas. Porém é necessário que se tenha um período de adaptação em pessoas totalmente sedentárias, com maior volume e intensidade controlada. De uma maneira geral, quem busca o emagrecimento também irá se beneficiar muito dos exercícios do crossfit.

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