terça-feira, 10 de agosto de 2010

ALONGAMENTO



Todos podem aprender a fazer alongamento, independente da idade ou da flexibilidade. Você não presica estar no máximo da sua condição física ou possuir habilidades atléticas específicas. As Mesmas técnicas de alongamento se aplicam quer você fique sentado em uma escrivaninha o dia todo, cave valas, faça o serviço doméstico, trabalhe em pé em uma linha de montagem, dirija um caminhão, quer se exercite regularmente. Os métodos são suaves e fáceis, se adaptando as diferenças individuais em relação a tensão muscular e à flexibilidade. Portanto se você é saudável, sem nenhum problema físico específico, pode aprender a fazer alongamentos de modo seguro e agradável.

Os alongamentos podem ser feitos sempre que você sentir vontade: no trabalho, no carro, esperando o ônibus, andando na rua, na sombra gostosa em baixo de uma árvore, depois de uma caminhada, ou na praia. Alongue-se antes e depois da atividade física, mas alongue-se também em diversos momentos do dia, sempre que puder, Eis alguns exemplos:

  • Pela manhã, antes de iniciar o dia;
  • No trabalho, para aliviar tensões;
  • Após ficar sentado ou em pé por muito tempo;
  • Quando se sentir tenso;
  • Em diferentes momentos do dia, por exemplo, assistindo televisão, ouvindo música, lendo ou conversando.
Por que fazer alongamentos?

Os alongamentos devem fazer parte da sua vida diária porque relaxam a mente e regulam o corpo. Você descobrirá que a prática regurar de alongamentos:

  • Diminui a tensão muscular e torna o corpo mais relaxado;
  • Melhora a coordenação, permitindo movomentos mais soltos e fáceis;
  • Aumenta a amplitude de movimento;
  • Ajuda a previnir lesões musculares;
  • Facilita a realização de atividades desgastantes, preparando o corpo para entrar em atividade;
  • Ajuda a manter o seu atual nível de flexibilidade;
  • Desenvolve a consciência corporal;
  • É gostoso.
DICAS:

Alongamento Suave

Quando começar a fazer um alongamento, gaste de 10 a 15 segundos no alongamento suave. NÂO BALANCE! Vá até onde sentir uma pequena tensão e relaxe enquanto sustenta o alongamento. A sensação de tensão deve diminuir enquanto você mantém a posição. Caso isso não aconteça, ceda um pouco até encontrar um grau de tensão confortável. "Sinto o alongamento, porém não sinto dor".

Alongamento Progressivo

Após o alongamento suave, passe para o alongamento progressivo. Novamente sem balançar. Alongue-se uma fração de centimetro a mais, até sentir novamente uma leve tensão e sustente de 10 a 15 segundos. Lembre-se: caso a tensão aumente enquanto o alongamento for mantido e/ou tornar-se dolorosa, você está alongando demais!

Respiração

A respiração deve ser lenta, ritmada e controlada. Não prenda a respiração enquanto estiver alongando

Contagem

A princípio conte mentalmente os segundos de cada alongamento. Depois de algum tempo, você estará alongando-se de acordo com a sua sensação, sem distrair-se com a contagem.
Fonte: Alongue-se - Anderson, Bob. 2003

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