Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de maio de 2010

HIDROGINÁSTICA



A PRÁTICA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA ÁGUA

A História nos mostra que os exercícios físicos na água vêm sendo realizados a vários séculos e de diversas formas, a hidroterapia até a mais recente atividade aquática, denominada hidroginástica. Existem várias publicações dando referências à terapia pela água, da Era Greco-Romana", até os dias atuais.
A terapia na água, vai de uma simples caminhada até a execução de exercícios mais elaborados para as diversas partes do corpo, com objetivos e finalidades diferentes.
A hidroginástica surgiu na Alemanha para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade física segura, sem causar riscos ou lesões às articulações e que lhes proporcionasse bem estar tísico e mental.
Essas pessoas foram levadas à piscina para exercitarem-se, obtiveram ótimos resultados, foi dessa forma que surgiu a hidroginástica.
Essa atividade dentro d'água, chegou ao Estados Unidos, foi aperfeiçoada e difundida, ganhou muitos adeptos, incluindo-se atletas de várias modalidades de esportes.

No Brasil a hidroginástica começou aproximadamente há 18 anos, atualmente é bastante divulgada e praticada em clubes, academias de ginástica, Universidades, para as mais diversas faixas etárias, inclusive fazendo parte do programa de treinamento de diversas modalidades esportivas.
A prática de atividades físicas em piscinas, apresenta-se sobre vários programas denominados: Hidroaeróbica, Hidropower, Hidroginástica, Aquanástica, Aquabengh, etc.. A estrutura básica são os exercícios de aquecimento, alongamento, exercícios aeróbicos, exercícios localizados, relaxamento muscular.
Por que Hidroginástica?
Porque é um programa ideal de condicionamento - que levará você à uma boa forma física, tem como objetivo, melhorar a saúde e o bem estar físico e mental, é destinado às pessoas de ambos os sexos, independente de saberem ou não nadar.
Agua e exercício físico são uma combinação saudável que sempre deu certo, aqueles que não se sentem bem numa sala de ginástica, ficam bem à vontade dentro da piscina fazendo hidroginástica.

Hidroginástica não é uma forma de hidroterapia, que é uma ciência aplicada por fisioterapeutas, mas alguns exercícios da hidroginástica, têm efeito terapêutico, proporcionando ao aluno, melhorar a capacidade funcional dos músculos e aumentar a amplitude articular.
Objetivos dos Alunos


1º ) Praticar uma atividade física:
2º ) Melhorar os sistemas: respiratório, circulatório, cardíaco;
3° ) Perder peso;
4° ) Fortalecer a musculatura;
5° ) Aliviar dores na coluna vertebral;
6° ) Aliviar tensão, stress;
7° ) Manutenção da forma física;
8° ) Condicionamento Físico;
9° ) Treinamento Físico;
10°) Recuperar lesões.

Aspectos Físicos e Efeitos Fisiológicos


Ao entrar na piscina os vasos cutâneos constringem-se momentaneamente causando a elevação da pressão arterial, após alguns minutos, os vasos dilatam-se, provocando a redução da pressão arterial, voltando ao normal.
Durante os exercícios, a pressão arterial sofre pequenas alterações principalmente a mínima que sobe 1 ponto enquanto que a máxima, pode subir de 1 a 6 pontos, dependendo do esforço aplicado.

Os exercícios, na água, aumentam o suprimento de sangue nos músculos produzindo os seguintes efeitos:
1) Alívio da dor e do espasmo muscular,
2) Desenvolve a força e a resistência muscular,
3) Aumenta a circulação sanguínea,
4) Provoca um relativo relaxamento muscular,
5) Aumento da resistência do sistema cardiovascular,
6) Facilita a execução dos movimentos, possibilitando maior amplitude articular,
7) Melhora as trocas gasosas, transportando mais oxigênio.

Dentro da água, o aluno é capaz de exercitar-se com mais conforto, a flutuação proporciona alívio do peso corporal, a força de gravidade é contra balanceada pela flutuação através do empuxo.

Benefícios da Hidroginástica
1) Melhora o sistema cardio-respiratório,
2) Melhora o condicionamento físico,
3) Desenvolve os músculos, a resistência muscular,
4) Aumenta a amplitude das articulações,
5) Ativa a circulação,
6) Melhora a postura,
7) As articulações sofrem mínimo impacto.
8) Alivia dores na coluna vertebral,
9) Alivia as tensões e o stress do dia a dia
10) Tem efeito relaxante
11) Melhora os aspectos físicos e psicológicos
12) Proporciona um bem estar físico e mental
Fonte: Manual Básico de Hidroginástica, Vicente Bonachela
LEMBRE-SE: Antes de submeter-se a qualquer treinamento físico, procure um profissional de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário