Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de abril de 2009

OBESIDADE

A obesidade é a condição na qual a quantidade de gordura corporal excede aos limites determinados, baseados em médias observadas na população.

A obesidade relaciona-se com inúmeras doenças incluindo diabetes, coronariopatia, distúrbios psicológicos, doença renal, hipertensão, apoplexia, males hepáticos e dificuldades mecânicas. Consequentemente, a expectativa de vida é significamente menor entre a população obesa. A obesidade excessiva pode resultar em aumento de até 100% na normalidade, em relação à que se poderia esperar.

“A obesidade é, indiscutivelmente, um dos maiores problemas de saúde da sociedade moderna”.


Inatividade física
Fatores socio-culturais
Fatores genéticos e endócrinos

Recomendações: Segundo Pollock, em condições ideais, a obesidade deveria ser prevenida. Apesar da prevenção se constituir numa questão de equilíbrio entre o consumo energético e gasto, o tratamento da pessoa obesa envolve um plano de ação muito mais complexo, que deve ser prescrito e orientado de acordo com o grau do indivíduo. O American College of Sports Medicine (ACSM), recomenda exercícios físicos que demandam um maior gasto energético e que utilizem principalmente o sistema aeróbio de produção de energia. Neste caso, exercícios como caminhada, corrida, ciclismo, ergométrica e a natação são os mais indicados. Não se deve descuidar do sistema neuromuscular. Devido ao maior peso corporal do indivíduo, as estruturas articulares podem ser comprometidas. É importante desenvolver o sistema locomotor, proporcionando a sustentação fundamental para o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, através da melhoria da resistência localizada, em atividades de longa duração. A duração de cada sessão de treinamento deverá ser suficiente para uma demanda energética em torno de 300Kcal. A freqüência semanal de 5 - 6 vezes e a intensidade inicial de 50 - 60% FC máxima.

ANTES DE REALIZAR EXERCÍCIOS FÍSICOS, CONSULTE SEMPRE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CAN = PODER

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Avalie seu IMC

Índice de Massa Corporal (OMS,1996)

IMC = Peso / Altura² ( Altura em metros. Ex.: 1,70m )

Baixo Peso 3 - grave - IMC <>
Baixo Peso 2 - moderado - IMC de 16 a 17 kg/m²
Baixo Peso 1 - leve - IMC de 17 a 18,5 kg/m²
Normal - IMC de 18,5 a 25 kg/m²
Sobrepeso 1 - IMC de 25 a 30 kg/m²
Sobrepeso 2 - IMC de 30 a 40 kg/m²
Sobrepeso 3 - IMC > 40 kg/m²

EM BREVE, INFORMAÇÕES E DICAS SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS.

Blog do HitmanRico

Blog para todos os meus amigos e profissionais de Educação Física.